Prefeitura entrega veículo e equipamentos à Oficina das Meninas
A Prefeitura entregou um veículo e outros equipamentos para o Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas, organização não governamental que fica no Parque Alvorada e atende meninas em situação de vulnerabilidade social, em solenidade na manhã desta quarta-feira (4).
Foram doados no evento um veículo Ford Ka SE 1.0, ano 2019/2020; uma cama elástica; uma tenda 3×3 PVC; um televisor de LED, Smart TV, marca Philco, de 60 polegadas; uma caixa de som da marca Philco; 15 steps (equipamentos para exercícios) com regulagem de altura e 1 tela de proteção retrátil. Outros itens ainda estão em processo final de compra e também serão doados para utilização no dia a dia da entidade.
Os produtos foram entregues após emenda parlamentar de R$ 100 mil para atender despesas com a estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Básica, por meio da aquisição de bens para a Oficina das Meninas. Essa emenda foi liberada pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) após solicitação do vereador Gerson da Farmácia (MDB).
“A Oficina das Meninas é uma entidade fundamental para a cidade de Araraquara. Temos muito carinho por esse trabalho que a dona Adélia sonhou lá atrás e estamos vendo até hoje. O que for preciso para fortalecer a entidade, nós iremos fazer. A Oficina das Meninas muda a vida de todas vocês para melhor”, afirmou o prefeito Edinho, que agradeceu ao vereador Gerson e ao deputado Baleia Rossi e parabenizou todos os funcionários da Oficina das Meninas.
Gerson da Farmácia representou a Câmara Municipal e destacou o trabalho da entidade. “É um trabalho que tem uma relevância e uma importância muito grande. É muito gratificante ver essa felicidade das crianças. A Oficina das Meninas plantou sementes que estamos vendo aqui”, declarou o vereador.
Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, a instituição tem sido muito importante para Araraquara. “Acompanhei desde o início, há mais de 15 anos, quando eu era estagiária nas políticas de assistência social. É uma entidade organizada para prestar serviço de qualidade para todas as meninas. Espero que todos possamos fazer uma boa caminhada juntos”, ressaltou.
A atual presidente da Oficina das Meninas, Ana Paula Nastri Fernandes Nunes, agradeceu a todos pelo empenho. “Estamos muito felizes. Esses equipamentos e o veículo serão muito importantes para o nosso projeto”, disse.
Ainda estiveram no evento o vereador Roger Mendes (Progressistas) e a coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, representando a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.
Transformando vidas
A Oficina das Meninas é uma organização não governamental sem fins lucrativos, idealizada por Adélia Bellodi Privato, que tinha o sonho de criar uma instituição para acolher meninas em situação de vulnerabilidade social. Os atendimentos começaram em 2004 e, desde então, 750 meninas tiveram as vidas transformadas.
Atualmente, a entidade atende cerca de 80 crianças e adolescentes do sexo feminino entre 6 e 17 anos de idade, dando prioridade para famílias de baixa renda que têm mulheres como provedoras.
A ONG realiza atividades em períodos do contraturno escolar nas áreas de educação para valores, cultura digital, linguagem, artes cênicas, dança, esporte e espaço lúdico. As meninas atendidas são encaminhadas pelos Conselhos Tutelares, programas e políticas públicas de assistência social, educação, saúde, cultura e/ou outras instituições, mas também é possível o ingresso por interesse particular, através da busca espontânea das famílias.