Edinho participa de videoconferência para tratar ações contra o coronavírus
O prefeito Edinho e a secretária de Justiça e Cidadania, Mariamália de Vasconcellos Augusto, participaram de uma videoconferência com integrantes do Governo do Estado e prefeitos da região para abordarem ações de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da Covid-19, nesta quarta-feira (8).
Participaram o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; o diretor da Diretoria Regional de Saúde, Florisvaldo Fiorentino; a diretora de Desenvolvimento Regional, Edna Martins; além de cerca de 20 prefeitos.
“Nós precisamos derrotar o coronavírus. Para isso, é necessário planejamento e organização do serviço público. Neste momento de extrema dificuldade sanitária e econômica, a união de esforços é fundamental para superar essa crise e proteger a população, salvando vidas”, afirma Edinho.
Em Araraquara, segundo o último boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, divulgado na tarde desta quarta-feira (8), são sete casos confirmados da Covid-19, com a morte de um idoso de 81 anos.
As notificações subiram para 65, o que inclui, além dos sete confirmados, 31 casos descartados e 27 aguardando resultados de exames. Seguem internadas 16 pessoas e 3 mortes são investigadas.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 15.927 casos confirmados de coronavírus e 800 mortes (133 a mais que na terça-feira, em mais um recorde diário). O Estado de São Paulo possui 6.708 casos e 428 óbitos.
Em todo o mundo, já são 1,5 milhão de pessoas com diagnóstico positivo para a doença, com 87 mil mortes, segundo levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins atualizado às 18h desta quarta-feira.
Fazem parte do grupo de risco da Covid-19: idosos (acima de 60 anos), pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar.
Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), manutenção dos ambientes arejados e o isolamento social (prática seguida por diversos países do mundo), evitando aglomerações de pessoas.
Dúvidas e orientações podem ser solucionadas pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 0800-771-7723, das 7h30 às 16h30. Mais informações também estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus.