Coronavírus: Atendimento psicológico começa nesta segunda (30)
A partir da próxima segunda-feira, 30 de março, a Prefeitura de Araraquara passa a oferecer plantão psicológico aos servidores municipais. A medida, deliberada nesta última quinta-feira, dia 26, pelo Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, vem somar as diversas ações no enfrentamento ao COVID-19 (Coronavírus).
Todo servidor público municipal poderá realizar atendimentos psicológico via celular e vídeo-chamada, caso necessite. Os profissionais da área realizarão plantão psicológico, recebendo demandas espontâneas, sem a necessidade de agendamento prévio. A Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura é quem está coordenando a implantação desse atendimento.
De acordo com Flávia Grecco Dótoli, coordenadora de Recursos Humanos, a ação que oferece o acolhimento e apoio psicológico para todos trabalhadores da Prefeitura tem a finalidade de ajudar o servidor na administração na contenção da ansiedade, bem como, no medo instalado e agravado mediante a pandemia.
“A prevenção no tocante à saúde mental é medida de extrema relevância em especial pelo fato de que a escuta terapêutica possui um fator funcional no que tange a diminuição de fatores ansiosos e na redução da somatização de aspectos psicológicos que podem desencadear um quadro mais grave”, explica.
Serão três psicólogos realizando o atendimento de segunda à sexta-feira: Lourival Junior (das 8 às 12h, pelo fone 99718-3294), Tamy Batisaco (das 10 às 14h, pelo fone 99713-0702) e Sandra Marquesi (das 14 às 18h, pelo fone 99718-3294).
Acolhimento à população
A Prefeitura irá estender o acolhimento psicológico a toda população de Araraquara. O serviço está sendo estruturado e, em breve, terá o número divulgado.