‘Ciência na Escola’ premia melhores projetos com Bolsas de Iniciação Científica Jr.
A Feira “Ciência na Escola”, uma parceria da Prefeitura Municipal com Uniara, por meio da pós-graduação do Curso de Biotecnologia, levou um grande público ao Centro Internacional de Convenção, no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região) na manhã desta sexta-feira (18). Após um dia de apresentação dos trabalhos, os projetos que se destacaram foram premiados com 5 bolsas de Iniciação Científica Jr, disponibilizadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O evento contou com cerimônia de abertura com as presenças de autoridades, entre elas o prefeito Edinho, o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; a secretária municipal da Educação Clélia Mara dos Santos; o presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana (MDB), e o coordenador do curso de pós-graduação de Biotecnologia da Uniara e coordenador geral do evento, Prof. Dr. André Capaldo Amaral.
Na abertura, o prefeito Edinho ressaltou que é preciso acreditar no processo educacional. “Não há outra forma de transformar vidas se não for pela educação. Vocês são capazes de fomentar o conhecimento e desenvolver a capacidade criativa”, afirmou. “Não podemos ficar apenas no formalismo do dia a dia, sem incentivarmos a reflexão. Esse projeto deve ser perene, permanente, para inserirmos a pesquisa e desenvolvimento científico nas salas de aula. Esse projeto vai acontecer todos os anos em Araraquara”, anunciou o prefeito.
O coordenador do curso de pós-graduação de Biotecnologia da Uniara e coordenador do evento, André Capaldo Amaral, agradeceu a todos os alunos, aos professores e aos parceiros do projeto. “Nós aprendemos muito com cada experiência. Foi um resultado fantástico. Que nós estejamos em 2020 aqui com mais uma feira”, declarou.
Para a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, a ciência revoluciona o mundo. “Essa parceria garante que crianças, jovens e adultos possam aprender e falar de ciência. A gente deseja que vocês sejam muito felizes e aceitem o desafio de produzir ciência e conhecimento”, disse Clélia.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana (MDB), também parabenizou todos da organização. “É muito bom ver a juventude empolgada com o aprender, com o novo. Essa feira de ciências vai abrir muitos horizontes. Essas vivências são diferentes das vividas em salas de aula, pois são experiências práticas”, salientou Santana.
Participaram ainda da cerimônia de abertura do evento o vereador Edio Lopes (PT); o coordenador de Indústria e Tecnologia, Alexandre Kopanakis; a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Talita Martins; o superintendente do Daae, Donizete Simioni; e o palestrante do evento, Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Projetos e premiados
Esta primeira edição do “Ciência na Escola” reuniu trabalhos de 200 alunos, 40 professores e 40 assessores científicos que se envolveram no desenvolvimento dos projetos, desde o início do ano.
Eles são matriculados nas unidades municipais de ensino fundamental Caic Ricardo Caramuru de Castro Monteiro (Vale do Sol), Gilda Rocha de Mello e Souza (Indaiá), Olga Ferreira Campos (Universal), Henrique Scabello (Hortênsias) e Rafael de Medina (Jardim Eliana); nas escolas estaduais Jardim Vale do Sol (Vale do Sol), Pedro José Neto (Centro), Antonio dos Santos (Jardim das Estações), Joaquim Pinto Machado Jr. (Jardim Esplanada), Oacyr Antônio Ellero (Altos de Pinheiros) e Angelina Lia Rolfsen (Cecap); nos colégios Coeducar e Collegium Sapiens; além das instituições Lar Escola Redenção e Oficina das Meninas. Os projetos foram desenvolvidos em cinco áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e da Saúde; Engenharias e Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Inovação e Empreendedorismo.
Além do alto nível dos trabalhos apresentados e as atrações do evento, que incluiu até lançamento de foguete, um dos principais destaques do “Ciência na Escola” foi a premiação com 5 bolsas de Iniciação Científica Jr, disponibilizadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a 5 alunos do ensino médio de escolas públicas, autores dos melhores projetos da modalidade “Projeto Científico”, em cada uma das áreas do conhecimento.
Os projetos escolhidos por uma Comissão Científica foram “Ansiedade”, desenvolvido pela Escola Estadual Pedro José Neto, na categoria Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes; “A importância dos Nutrientes na alimentação”, desenvolvido pela Escola Estadual Prof. Joaquim Pinto Machado Junior, na categoria Ciências Biológicas e da Saúde; “Aquaponia e Educação Ambiental”, desenvolvido pela Escola Estadual Prof. Antônio dos Santos, e “Lunaris”, desenvolvido pela Escola Estadual Professor Oacyr Antônio Allero, ambos na categoria Engenharias e Ciências Agrárias; e “Construção de um projeto arquitetônico”, desenvolvido pela Escola Estadual Prof. Joaquim Pinto Machado Junior, na categoria Ciências Exatas e da Terra.
O anúncio dos trabalhos premiados, juntamente com entrega de troféus e certificados pela participação, encerrou o evento.