Daae amplia rede de hidrômetros com comunicação à distância
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), por meio da Gerência de Controle de Perdas e Eficiência Energética, deu início à segunda fase de instalação de hidrômetros com comunicação à distância. Os primeiros exemplares foram instalados em condomínios residenciais e comerciais e agora, o Daae está ampliando para 35 indústrias localizadas no 3º Distrito Industrial.
“Os primeiros medidores instalados nos grandes consumidores do município, foram do modelo digital ultrassônico, preparados para pulso, via telemetria. Esses consumidores passaram a acompanhar dados como gráficos de consumo de água por período, vazões, pressões e leituras através do site do Daae. Já no Distrito Industrial, estamos investindo em tecnologia trazida da Europa, hidrômetros volumétricos feitos de Polietileno que transmitem os dados por radiofrequência”, ressaltou Alexandre Pierri, gerente de Controle de Perdas e Eficiência Energética.
Entre as principais vantagens dessa nova tecnologia está a redução significativa no tempo de leitura dos hidrômetros, uma vez que poderá ser feita em todo o setor em apenas alguns minutos, através de um coletor de sinal transportado pelo leiturista abordo de um veículo, não sendo mais necessário a visita presencial às empresas. Além disso, o novo método aumentará a precisão da leitura e evitará o desgaste com barreiras que impossibilitam ou dificultam o acesso do leiturista ao hidrômetro.