Escola de Governo realiza segunda palestra do ciclo ‘Luzes do Amanhã’ no dia 14
Tema será “Políticas Públicas para Inclusão Socioeconômica no Século XXI: O Papel da Economia Social e Solidária”; inscrições estão sendo feitas pela internet
A segunda palestra do ciclo ‘Luzes para o Amanhã’, promovida pela Escola de Governo do Município de Araraquara (EGMA), será realizada no próximo dia 14 de agosto, a partir das 19h30, na Câmara Municipal. A EGMA foi instituída pela Lei Municipal 9.450, de 30 de janeiro de 2019 e criada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Justiça e Cidadania, em parceria com a Unesp/Araraquara.
O tema da palestra de agosto será “Políticas Públicas para Inclusão Socioeconômica no Século XXI: O Papel da Economia Social e Solidária”, ministrada pelo economista Prof. Dr. Leandro Pereira Moraes, docente do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp-Araraquara e Coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (Nepesc) da FCLAR / CNPq.
Na palestra de abertura do Ciclo “Luzes para o Amanhã”, realizada no último dia 26 de junho, o Prof. Dr. Fernando Ramalho Martins tratou do “Futuro do Trabalho”. Segundo ele revelou, importantes estudos empíricos, em diferentes locais do mundo, apontam na direção de uma profunda precarização das relações entre aqueles que ofertam e os que fazem uso dos diferentes tipos de trabalho, remunerando-o. O docente apontou que a superexploração e a extrema alienação aparecem como tendências marcantes e, aparentemente, irreversíveis.
Nesta segunda palestra, o foco será o papel da economia social e solidária como política pública para a inclusão socioeconômica, reforçando a proposta do ciclo Luzes do Amanhã que é a de coletar, gravar e disponibilizar, em videoteca (física e virtual) da Escola de Governo do Município de Araraquara, palestras de estudiosos e especialistas convidados, versando sobre temas emergentes do mundo atual, que impactam a vida coletiva, a governabilidade e a governança pública, a fim de que esclareçam ou ajudem a equacionar os problemas e dilemas que envolvem esses temas, apontando caminhos para a atuação do poder público em seus diversos níveis, principalmente o municipal.
Elas são abertas ao público em geral, mas têm por público-alvo específico políticos, funcionários públicos municipais, militantes de conselhos e dos movimentos sociais e estudantes de Administração Pública e áreas próximas, na expectativa de que dessa mistura e interação de agentes atuais e futuros se forme uma consciência grupal das exigências que estão sendo postas para os governos locais que se disponham a buscar a excelência no desempenho de seu papel fundamental na sociedade que está se desenhando no século XXI.
Como há emissão de certificados, as inscrições para a palestra do dia 14 de agosto já estão abertas e devem ser feitas online, no seguinte link:https://docs.google.com/forms/d/1Y5CDx129BzU2dFed3u4bXorQanzRLab0b7ibR_7JzIY/viewform?edit_requested=true